Dicas simples e básicas para se começar a atar ou para atar com mais qualidade
· Sempre lave bem as mãos antes de iniciar o atado. Sobretudo ao atar moscas claras usando linhas claras.
· Reserve o material de atado só para esse fim. Principalmente as ferramentas.
· Organize o material em gavetas, caixas, etc. e por tipo. Ex.: Caixa de fios, gaveta de penas, caixa de pêlos, etc.
· Organize seus anzóis por tipo e tamanho. Ex.: Tamanho 8, 10 e 12 para streamers. Tamanhos 8, 10 e 12 para ninfas. Etc.
· Use a ponta do mordente da morsa para anzóis pequenos, o meio do mordente para anzóis médios, a base do mordente para anzóis grandes.
· Use a ponta do fio da tesoura para materiais macios e finos, o meio para materiais mais rígidos e a base do fio para fios metálicos e materiais grossos. Para materiais muito duros e resistentes use ferramenta adequada: alicates, torques, etc.
· Ate suas moscas por lote de tipo. Separe todos os materiais para sua montagem antes, deixe tudo à mão. Ate-as em todos os tamanhos e em quantidades necessárias. Algumas moscas são mais fáceis de atar se a fizermos produzindo parte por parte, tipo linha de produção. Ex.: Poppers. Esculpa todas as cabeças. Depois monte todas as cabeças nos anzóis. Pinte as cabeças. Faça as caudas.
· Mantenha a bancada limpa e organizada.
· Colas, tintas, lubrificantes, vernizes, sempre mantidos com tampa! Destapou, usou, tapou.
· Muito cuidado com o uso de Super Bonder (cianocrilato) e outros produtos químicos que podem espirrar e atingir áreas sensíveis, principalmente os olhos! Trabalhamos sempre com os olhos muito perto da morsa. Acidente com Super Bonder e os olhos do atador já aconteceu com um amigo meu. Prefira tubos maiores desta cola (esqueça o de alumínio) e em plástico. Nunca force a saída de cola apertando fortemente o tubo. Desentupa o bico com uma agulha e aperte novamente moderadamente.
· Se fores iniciante ou um atador um pouco desajeitado, procure esconder a ponta do anzol dentro do mordente da morsa.
· Sempre amasse a farpa do anzol antes de começar o atado da mosca.
· “Regule” a tensão da linha no bobbin abrindo ou fechando as pernas do mesmo, entortando-as. Cuidado para que durante a operação não forçar e acabar quebrando as soldas do bobbin. O ideal é que haja uma leve tensão na bobina de linha, mas o controle da saída de linha seja feito pela palma de sua mão durante o atado.
· Evite choques e quedas do bobbin com partes de cerâmica. Elas trincam e fissuram e passam a cortar o fio.
· Não passe nada pelo tubo do bobbin que não seja apenas o fio de atado. Para passar o fio corte sua ponta reta, ponha-a no começo do tubo e sugue com a boca pela ponta do bobbin.
· Tenha uma boa iluminação em sua bancada de atado. De preferência luz fria e direcionável, superior e frontal, iluminando a morsa.
· Mantenha os materiais de atado orgânicos (pêlos, peles, penas, etc.) com naftalina dentro de suas gavetas. Isso evita traças e outros insetos de os danificarem.
· Mantenha seus materiais de atado longe da ação direta do sol. O sol muda cores, texturas e superfícies dos mesmos, tanto naturais como sintéticos.
· Use materiais criados e recomendados especificamente para atado, pelo menos no começo. A experiência e o tempo lhe ensinarão quais e como alguns poderão ser substituídos por genéricos. Alguns não têm substitutos.
· Procure adquirir ferramentas e materiais de atado da melhor qualidade possível. Uma morsa que não segura bem o anzol causa frustração e logo terás que comprar uma melhor. Gaste uma vez só.
· Opte se possível por uma morsa giratória. Ela permite manter a simetria da mosca e facilita o trabalho.
· Compre ou faça um secador giratório para moscas resinadas.
· No começo, como não dominamos o espaço de nossa bancada, devemos evitar copos com líquidos sobre ela. É comum acontecerem acidentes e arruinar nosso trabalho de horas.
· Não deixe anzóis ou moscas presas na morsa depois de encerrado o trabalho de atado.
· Guarde uma lista de nomes e números de referência dos materiais para futuras reposições.
· Alguns anzóis não suportam a pressão ao amassarmos sua farpa e quebram. Opte por limá-los ou lixá-los.
· Anzóis caídos ao chão são muitas vezes difíceis de achar e se tornam um risco de acidente. Use um imã e passe por todo o local próximo da queda.